segunda-feira, 5 de maio de 2008

Visitantes no estaleiro


Meu amigo e vizinho Darci Motti, torneiro mecânico aposentado e mestre na hora dos apertos.

Conferindo o trabalho do vovô

Minha neta Júlia veio xeretar a barulheira que o avô estava fazendo, ao fundo meu genro e minha filha Juliana.

Adimirando a cria


Vejam os criadores admirando sua cria tomando forma, trabalho duro esse de carpintaria naval, muito suor derramado, um pouco de sangue e muito palavrão !!!!!, Mas está sendo muito gostoso.

Visão geral do serviço


Bordas altas e baixas coladas, curvadas, reforçadas, agora deixamos curando a resina e vamos tomar cerveja

reforços nas curvas


Reforçamos as curvas com ripas de 1cm de espessura

mais uma visão das junções


reforço


Quando se juntam duas madeiras deste tipo, a "formula" manda reforçar com uma madeira de mesma medida e com comprimento mínimo de 12 vêzes a espessura usada ( no caso seria de 2cm X 12 = 24 cm) . Aquí optei por usar um sarrafo que correse de uma caverna para outra apenas para efeito estético

Uma visão das bordas

No meio a quilha de garapa, as manchas NAO são de vomito nem caca de passarinho, são de resina engrossada com pó de serra, vejam que as bordas foram curvadas usando de novo o sistema de cortes, após a caverna ve-se no local de emenda um reforço da mesma espessura sendo colado e preso com os grampos.
Em tempo , este método funcionou, mas,  se houver um próximo barco, farei diferente, vou laminar estas bordas, aplicando compensado naval 4 mm cortado em tiras e colados um sobre o outro , as curvas ser~~ao mais bem feitas e com bem menos esforço físico e tensão na estrutura.

Feriado de 1º de maio-convocando o genro


Neste feriado convoquei meu genro Tiago para ajudar, planejamos terminar as bordas colocadas na semana passada e instalar as duas bordas do piso do barco.

Contador Grátis