domingo, 23 de agosto de 2009

Agora só festa

Fins dos trabalhos, Ufa! 4 dias dentro do estaleiro, mas valeu, demos uma adiantada boa agora juntamos os amigos que sempre nos acompanham para um cervejinha

Alguns palmerenses tentaram se introduzir nas comemorações.
O Alto comando do almirantado inspeciona as obras, olhem o olhar sério .




Almiranta Téa Lúcia inspecionando os trabalhos. o meu filho Guilherme esta trabalhando estes dias.

Agora nos finalmente uma caipiroska de maracujá ( para acalmar) e um churrasquinho de costela de carneiro com cerveja, Hummmmmm , estão servidos? é só comparecer ao estaleiro um sábado destes! Obrigado e até mais




deck assentado
















Legal, deu tudo certo e parece que ficou bom, dêem seus palpites! a selagem inicial com resina é para permitir aplicar o rejunte sem manchar as tábuas, depois serão aplicadas várias outras mãos de resina, intercaladas com lixagens de granatura decrescente, e finalmente verniz PU duplo componente de altos sólidos. Vamos aguardar
PS- aquele risco branco na proa BE não é uma cagadinha de passarinhos não, é um teste de rejunte!












Sábado 22 de Agosto de 2009, o melhor dia da semana, sol forte e brilhante, flores , cachorros brincando!E muito frio, uns 15 graus no sol, ambiente ótimo para arrancar os grampos lixar tudo e mandar resina, após almoço voltaremos para Sampa ( sniff, sniff)


assentando assoalho no deck frontal

Bem, aí temos a parte nobre do barco, tem que ficar bem bonito, e para estimular, o corte da ponta das tábuas tem que respeitar a curva da proa, descontando o espaço do rejunte. Fiz como antes, com um pedaço de celulóide transparente, colocava sobre as marcas anteriormente feitas e transferia para as ripas, cortei todas as ripas de cada lado e depois colei e grampeei, do lado BB troquei os grampos por pinos ( mais longos e mais aderentes) sobre uma tira de papelão( mais fácil de tirar e deixa o pino 1mm elevado facilitando a retirada 12 horas depois.
Retirar os grampos dá um trabalhão, retirar pinos é bem mais fácil, mesmo assim deixou a mão doendo Amanhã será Sábado, ultimo dia de folga, temos que lixar tudo e dar uma selada com resina.Então até amanhã!














Assoalhando

Finalmente o momento esperado. a colocação do assoalho. Optei por iniciar pela caixa do motor e decks de popa e central pois são menores, mais fáceis e sem recorte, servirão de treino, vejam que entre as tábuas tem um espaço que deixei para aplicar um rejunte mais claro, opção estética não obrigatória. as tábuas são colocadas do centro para as bordas, aplicada a cola de sempre ( epoxi) grampeei as tábuas com colocação de uma espátula para facilitar a retirada ( olhem a medicina se metendo). depois verão que mudei um pouco este jeito de fixar.









Tira central e tingimento

Nesta parte, o construtor pode optar por vária disposições do assoalho do deck, revisei várias fotos na Net e optei por esta mais clássica, uma borda rodeando o barco e de pois as tiras retas no centro, também optei por tingir o cedro com um tom mais escuro nas bordas e no centro apenas para dar um desenho menos monótono no conjunto. já deu uma pinta legal não deu?














Bordas coladas

Pronto as bordas foram cortadas coladas e pregadas, nesta posição não é exigido que se parafusem as placas, apenas cola e pregos de latão, o serviço corre bem. Como os lados de BB e BE sã exatamente iguais e especulares, bastou virar um peça para usar de molde na peça do outro lado. falta agora uma tira central correndo o barco inteiro de pro a popa.














Bordas de BE e BB

Esta era a parte que mais me preocupava, pois exigiria um serviço muito fino e de bom acabamento, as laterais foram encomendadas já cortadas, sai mais caro, mas economiza um tempão, diminui os erros e vem com um corte muito limpo. nesta foto vemos as ripas colocadas da popa para proa, como o barco não é reto, mas tem nesta parte uma curva suave, foi preciso ir sobrepondo as extremidades para ir formando uma curva em segmentos de reta.
Desta posição, vê-se os segmentos serem encaixados.
Na curva de proa a coisa pega, é uma curva acentuada, e teve que ser cortada na tico tico com muito cuidado. para isso fiz um molde em papel transparente, moldada nas curvas já riscadas na semana anterior, lembra do esquadro com caneta?! Cortei em dois segmentos pois não cabia no comprimento do compensado.














Finalmente uma folguinha!

Aqui estamos amigos, escrevendo após 5 dias de folga em Piracaia, pseudo férias não é mesmo! Culpa da gripe suína que torpedeou a viagem planejada para o Chile. Muito bem, nestas folgas levamos o alto comando do almirantado, a espôsa e o cachorro, então planejamos algumas escapadas para Campinas e adjacências, mas São José , padroeiro dos marcineiros mandou um tempinho miserável, garoento e frio, daí o alto comando decretou fim dos passeios, liberando o amigo aqui para enfiar a cara no estaleiro, foram mais de 8 horas por dia uma estafa total.
Nesta primeira foto vemos o pacotão que a Casa Leo me mandou, encomenda feita uma semana antes. o que terá dentro? Ahhh, um monte de compensados de 4mm de cedro já cortados em tiras de 7,5 cm e 19 cm e algumas bem largas. Servirão para o forro dos decks, as mais largas são para corte das curvas da borda de proa.
















Contador Grátis