segunda-feira, 28 de abril de 2008

recebendo amigos


O amigo Angelo Colleti dando uma força no estaleiro

emendando para a popa


Estava já emendando o sarrafo para chegar na pôpa quando "aquela azulzinha" do canto inferior esquerdo resolveu bancar a manicure com meu dedão! aí acabou a brincadeira e fui tomar "umas" com os amigos

visão bilateral


a prôa e seus cortinhos


Vejam cortes próximos curvas mais acentuadas, curvas com raio maior permitem maior distância entre os cortes

cortes transversais

Estes cortes são fáceis de fazer ( no dedão mais ainda!), regulei a serra circular para 1,3cm de prtofundidade e mandei ver, depois enchi os cortes com resina e dobrei.

O ninho do barco


Um maravilhoso dia de outono! vejam o ninho de portas abertas. devia chamar de estaleiro, pois barco nao e pássaro!

Curvando madeira


Amigos, finalmente o dia tão temido, curvar madeiras. o projetista sugeriu laminar com ripas, mas eu só achei ripa de eucalipto para telhado. então tinha que curvar os sarrafos de cedro. Pesquisei bastante, achei dois métodos ( pelo Google) cozinhar no vapor ou cortes transversais. como os dois eram dados como possíveis optei pelo método de cortes transversais, já tinha tentado com um vaporeto de alta pressão e não deu certo.
Funcionou deu para curvar bem trabalhando sozinho, depois enchí os cortes com resina engrossada com serragem muito fina ( esta parte é invensão minha)
Neste dia derramei sangue !!!! literalmente, efiei o dedão direito na esmerilhadeira, nada grave, mas doeu prá cacête, tive que parar o trabalho para tomar uma anestesia ( vódika absolut com gêlo, limão, uma folhinha de hortelâ , acúcar) até passar o dodoi.

Quem quizer pode pesquizar no google: "bending wood" no you tube tem uns filminhos bons , procure tb com "kerfing wood"

Contador Grátis