Este fim de semana foi curto, a almiranta ordenou que eu zarpasse no domingo de manhã e ancorasse em São Paulo para almoço! então vamos lá deixando para traz também o outono que se despede com bonitas flores vermelhas, até a próxima semana amigos!
Este blogg tem a finalidade de mostrar um sonho antigo, de mais de 25 anos, que é construir um barco " eu mesmo, com minhas mãos" e claro com umas mãosinhas de amigos e umas ferramentinhas básicas. ROLE A COLUNA DA DIREITA E DA ESQUERDA PARA VER POSTAGENS ANTIGAS-FAÇA SEUS COMENTÁRIOS
terça-feira, 23 de junho de 2009
Régua Tabajara
Aproveito para dar uma dica, que aprendi no site http://www.guiadomarceneiro.com/ e também num site da http://www.taunton.com/ , de como fazer uma prática régua de corte para usar com serras circulares de mão: Peguei um perfil em L de alumínio, fiz furos cada 10 cm, prendi numa tábua mais larga que a serra, daí apliquei a serra guiada pela cantoneira, que cortou exatamente no tamanho, isto é , a serra passa justa na beira da régua. Daí quando vou fazer cortes retos, aplico a régua sobre a marcação e corro a serra apoiada na guia, o corte sai retinho sem esforço.
preparando para cortar o deck





Muito bem, vou riscar e cortar o deck superior .Resolvi colocar a prancha inteira e cortar de vez, algo me dizia que não ia dar certo, mas teimoso... Depois de colocar o compensado de várias maneiras, achei uma posição que me agradou, prendi com "clamps" e, fui por baixo riscando com uma folga de 1 cm para fora para evitar erros. Já havia cortado um molde com a curva da cobertura do painel, risquei. depois foi só levar o paciente, isto é a prancha para a mesa de corte feita com restos de um box e manda ver.
Bujões de escoamento
Um sábado nublado!
Nublado e frio, mas só pela manhã, depois o dia abriu, a humidade estava bem baixa. Neste fim de semana ( Junho 20 e 21) fui abandonado pela tripulação, um verdadeiro motim! meu único companheiro foi o cachorro!!! Mesmo assim fomos com vontade, a programação seria resinar o interior do casco, mas como a temperatura estava em torno de dez graus, adiamos esta tarefa, pois a resina pede um mínimo de 20 graus , a baixa humidade ajuda.
Resolvi então adiantar o deck superior dianteiro.
Estou orgulhoso !
Fiquei feliz, pois minhas fotos da construção do barco foram aceitas e publicadas no site do projetista, junto com outros cobras no assunto
deem uma olhada,
http://www.glen-l.com/picboards/picarchv.html
deem uma olhada,
http://www.glen-l.com/picboards/picarchv.html
Assinar:
Postagens (Atom)