quarta-feira, 23 de setembro de 2009

concluindo com lição de moral !

Quando se fala em gambiarra, nem "tudo são flores" , Depois que comecei a fotografar com minha câmera digital ( Canon S3IS) , nunca mais usei minha Pentax de filme que ficou encostada com suas teles e macros, mas, a Pentax tinha uma lente que eu gostava muito, era uma ôlho de boi, ou grande angular, mas o diâmetro da pentax é 49 mm de canon 58 mm, não enrosca ! rodei a cidade toda e não achei um anel de 49/58 pois é fora de padrão. Então acionei o departamento de engenharia reversa, cópias e chupagens " Tabajara" e consegui fazer a adaptação, e bater esta foto aí, vejam que o barco cabe inteirinho pois a lente abre quase 180 graus! mas...... logo após esta foto a lente se desprendeu e caiu , quebrando todinha, ficou desmontada e com a lente grande angular quebrada ao meio ( snif snif). Tudo bem ! sem luto, Bôa semana para tôdos e bôa primavera!!!!!





Hora do rejunte

O rejunte é outra coisa sacal de se fazer, aplicar a melecosa resina epoxi sem manchar tudo é fogo. para isto trouxe várias almotolias, daquelas de bico reto, usadas em laboratórios, fui tentando uma viscosidade boa, se muito fina escorre ! se muito grossa não sai da almotolia. depois de algumas aplicações estava com as mãos doendo ( a artrite acordou!). Fica bonito, mas dá muito trabalho, a resina além de escorrer, é absorvida lateralmente pelo compensado, exigindo várias aplicações.
Pesquisei outras soluções do mercado, nada se compara com a resina , conversei com técnicos da Henkel, estes me sugeriram o produto Sista flextec FT 101, uma espécie de silicone branco, muito aderente, a vantagem é que vem em bisnagas aplicáveis com aplicador de cola, a desvantagem é o acabamento borrachoso mole, e não dá uma lixagem bôa. Vou acionar o depto de engenharia reversa, cópias e chupagens do estaleiro, acho que vai dar para fazer um aplicador com cano de plástico que permita usar resina mais espêssa, vamos ver!




Aplicando os cordões

Mesmo cozinhando uma hora os cordões não fizeram bem as curvas, muito fechadas eu acho! acabaram dando umas lascadas, umas feias, inutilizaram as peças, outra deram para consertar , enquanto seca a resina fixei com parafusos auto brocantes. Vejam que as partes retas foram aplicadas antes e as curva encaixadas depois, os defeitos foram corrigidos com massa de resina e serragem, a quantidade de palavrões nesta etapa foi digna de cais de porto! êta coisa difícil de fazer !!!!
Nesta posição encaixou melhor, mas deu uma lascadinha!!! ( @#$%&$%*!)

No cockpit dianteiro à BE, a coisa ficou preta mesmo, quebrei umas quatro peças, depois de várias imprecações, resolvi da seguinte maneira, fiz cortes espaçados de 2cm cada, bem finos, transversais na madeira mas sem corta-la, deixei uma fina lâmina, daí consegui curvar com mínimas lascas, vou ter que esconder tudo com massa!






setembro 20/21

Bem turma, após 15 dias de sofrimento longe do estaleiro, estamos de volta com gaz total, a programação hoje será aplicar as tiras decorativas nas bordas dos cockpits, trouxe um cordão mais fino, mais fácil de vergar, sobre a popa do barco já colocamos nossa forma de assar leitões, mede 51 cm cortamos e colocamos várias tiras do cordão para cozer pelo menos uma hora, vai dar canja de toco de madeira !!!!

Contador Grátis