Os novos tripulantes já estão sendo treinados em caso de abandono da nave.
Este blogg tem a finalidade de mostrar um sonho antigo, de mais de 25 anos, que é construir um barco " eu mesmo, com minhas mãos" e claro com umas mãosinhas de amigos e umas ferramentinhas básicas. ROLE A COLUNA DA DIREITA E DA ESQUERDA PARA VER POSTAGENS ANTIGAS-FAÇA SEUS COMENTÁRIOS
domingo, 24 de fevereiro de 2008
secando ao sol
boa companhia
Primeira caverna
sonoplastia local
ferramentas
Essa era a antiga oficina de ferromodelismo, agora departamento mecânico do estaleiro Cascapera. só ferramentas amadoras, será que aguentam? o local de trabalho ajuda muito, nesta sala lateral tenho bancadas mesas para projetos e cálculos, e um som basico com muito Jazz, rock e MPB, passando por pagode, mambos, cubanas e outras
lixadeira ligada
Departamento de fotos entra para ajudar
A heroina do dia- Serra tico tico
O drama das madeiras!
Sem trocadilhos, comprar madeira para barco é uma pauleira,se bobear você fica no toco e acaba fazendo o barco com pinho de caixa de feirante!
Como a planta é americana, o gringo sugeriu fazer o barco de MOGNO !, imaginem, na primeira madereira o vendedor teve um ataque de riso e ameaçou chamar a polícia ambiental,
Daí entrou a Internet, achei uns grupos de fazedores de barcos que me deram dicas maravilhosas. De cara tive que aprender Tupy para poder falar os nomes das madeiras:
aguano, moreira, angelim vermelho, cabriúva vermelha, cedro, cumaru, ipê-peroba, itaúba-preta, garapa, grapiapunha, guaribu-amarelo, louro-preto, mogno, oiti, pau-rocho, peroba-de-campos, piquiá, piqui-vinagreiro, taiuva, tatajuba, vinhático.
Sem falar no amendoim, fava-de-rosca, louro-pardo, paçuaré, saumauma, tamboril e timbuva, indicados para embarcações leves juntamente com o cedro e o Freijó.
A que eu mais gostei foi Peroba Bosta, mas achei melhor manter com cedro rosa, pelo menos o nome é mais delicado, esperamos que o cheiro também.
Depois de muita procura achei cedro rosa em Sampa ,só em pranchados, custo ? R$ 2, 300,00 o metro cúbico, que fortuna hein ?, você paga o bloco todo, daí o cara corta as tábuas na medida que você pediu , e cobra uma nota por isso. Ainda tive que colocar na peruinha ( falando do carro) e levar para Pira.
Eu estava preocupado com os "Paus grandes" , para quilha , quinas e placas de compensado, mas felizmente achei tudo em Piracaia ( madereira ignis) e Atibaia ( Leo Madeira) que vão cortar e me entregar no estaleiro na medida do possível.
Na Internet achamos muito sites úteis, como o Ibama que mostram os nomes e qualificações das madeiras, é facil de encontra.
Pensei em usar só madeira compensada, mas o projetista teme que estas não dêem sustento, não desobedeci, mas fiquei na dúvida, vários construtores nacionais bem conhecidos só estão usando com pensado naval, é o futuro.
Como a planta é americana, o gringo sugeriu fazer o barco de MOGNO !, imaginem, na primeira madereira o vendedor teve um ataque de riso e ameaçou chamar a polícia ambiental,
Daí entrou a Internet, achei uns grupos de fazedores de barcos que me deram dicas maravilhosas. De cara tive que aprender Tupy para poder falar os nomes das madeiras:
aguano, moreira, angelim vermelho, cabriúva vermelha, cedro, cumaru, ipê-peroba, itaúba-preta, garapa, grapiapunha, guaribu-amarelo, louro-preto, mogno, oiti, pau-rocho, peroba-de-campos, piquiá, piqui-vinagreiro, taiuva, tatajuba, vinhático.
Sem falar no amendoim, fava-de-rosca, louro-pardo, paçuaré, saumauma, tamboril e timbuva, indicados para embarcações leves juntamente com o cedro e o Freijó.
A que eu mais gostei foi Peroba Bosta, mas achei melhor manter com cedro rosa, pelo menos o nome é mais delicado, esperamos que o cheiro também.
Depois de muita procura achei cedro rosa em Sampa ,só em pranchados, custo ? R$ 2, 300,00 o metro cúbico, que fortuna hein ?, você paga o bloco todo, daí o cara corta as tábuas na medida que você pediu , e cobra uma nota por isso. Ainda tive que colocar na peruinha ( falando do carro) e levar para Pira.
Eu estava preocupado com os "Paus grandes" , para quilha , quinas e placas de compensado, mas felizmente achei tudo em Piracaia ( madereira ignis) e Atibaia ( Leo Madeira) que vão cortar e me entregar no estaleiro na medida do possível.
Na Internet achamos muito sites úteis, como o Ibama que mostram os nomes e qualificações das madeiras, é facil de encontra.
Pensei em usar só madeira compensada, mas o projetista teme que estas não dêem sustento, não desobedeci, mas fiquei na dúvida, vários construtores nacionais bem conhecidos só estão usando com pensado naval, é o futuro.
Chegou o Compensado da casa Leo Madeiras
testando as cantoneiras
cortando as cantoneiras
segundo dia de trabalho
Sábado 23/02, chegamos cêdo a Piracaia, depois de uma semana de trabalho duro estava louquinho para meter a serra na táboas. A primeira coisa foi levar as cavernas parab serem cortadas pelo " Pretinho" que trabalha na marcenaria do Toninho e gentilmente cortou as cavernas na serra de fita, ficaram ótimas muito bem cortadas.
Ao lado as cavernas montadas para primeira visualisação. Deverão ser lixadas, aparelhadas e colocadas em esquadria.
Em tempo as medidas destas cavernas vieram 1:1, isto é a planta trouxe o tamanho real, apenas na metade, é só colocar em cima do compensado , ou da´prancha maciça como no caso, ou fazer um molde em papelão, e com carbono de folha grande por baixo riscar. Depois cortar , uma serra Tico Tico grande faz o trabalho.
Assinar:
Postagens (Atom)