domingo, 24 de fevereiro de 2008

treinamento


Os novos tripulantes já estão sendo treinados em caso de abandono da nave.

secando ao sol


Deixei secando num solsinho o calor ajuda muito a acelerar a cura do epoxi, como se houvesse preça!
Alias preça neste hobie e condenavel , estressa e o serviço nao fica bom, a proposta sao dois anos de trabalho, sem preça.

boa companhia


Neste estaleiro sempre temos companhia de belas flores. como combinado antes pretendo ir mostrando o ambiente lindo que me cerca neste local,  sem falar nos amigos, que espero apareçam para uma maozinha.

Primeira caverna


Comemoro a primeira caverna montada ( são 4). as cantoneiras já instaladas de compensado, coladas com epoxi e aparafusadas.

sonoplastia local


Este é o departamento de sonoplastia, com centenas de CDs de Jazz e MPB, toca até junto com as serras.

ferramentas


Essa era a antiga oficina de ferromodelismo, agora departamento mecânico do estaleiro Cascapera. só ferramentas amadoras, será que aguentam? o local de trabalho ajuda muito, nesta sala lateral tenho bancadas mesas para projetos e cálculos, e um som basico com muito Jazz, rock e MPB, passando por pagode, mambos, cubanas e outras

lixadeira ligada



Concluídas as cantoneiras, o pior, o mais chato, lixar,lixar,lixar, a lichadeirinha circular foi uma mão na roda. Esta lixadeira foi um achado,comprei para me ajudar nas maquetes navais, agora me ajudar´´a na lancha.

Departamento de fotos entra para ajudar


Já de noite, agora cortando o compensado de 20 mm, pedimos ajuda aos spots do departamento fotográfico. este compensado é bem mais grosso, a serrinha apanha.

Começando a cortar, todo equipado pois é pó, barulho, e lasca para todo lado.

A heroina do dia- Serra tico tico


Esta maquineta tem 30 anos mais ou menos, comprei na Sears do Paraíso SP/SP funciona bem, só apanha em solidas de mais de 10 mm, em compensado foi bem até 20 mm.

Riscando o compensado de 6mm estas são as cantoneiras para as cavernas, aquelas serão sobrepostas, e receberão uma cantoneira cada lado coladas e parafusadas.

O drama das madeiras!

Sem trocadilhos, comprar madeira para barco é uma pauleira,se bobear você fica no toco e acaba fazendo o barco com pinho de caixa de feirante!
Como a planta é americana, o gringo sugeriu fazer o barco de MOGNO !, imaginem, na primeira madereira o vendedor teve um ataque de riso e ameaçou chamar a polícia ambiental,
Daí entrou a Internet, achei uns grupos de fazedores de barcos que me deram dicas maravilhosas. De cara tive que aprender Tupy para poder falar os nomes das madeiras:

aguano, moreira, angelim vermelho, cabriúva vermelha, cedro, cumaru, ipê-peroba, itaúba-preta, garapa, grapiapunha, guaribu-amarelo, louro-preto, mogno, oiti, pau-rocho, peroba-de-campos, piquiá, piqui-vinagreiro, taiuva, tatajuba, vinhático.

Sem falar no amendoim, fava-de-rosca, louro-pardo, paçuaré, saumauma, tamboril e timbuva, indicados para embarcações leves juntamente com o cedro e o Freijó.


A que eu mais gostei foi Peroba Bosta, mas achei melhor manter com cedro rosa, pelo menos o nome é mais delicado, esperamos que o cheiro também.

Depois de muita procura achei cedro rosa em Sampa ,só em pranchados, custo ? R$ 2, 300,00 o metro cúbico, que fortuna hein ?, você paga o bloco todo, daí o cara corta as tábuas na medida que você pediu , e cobra uma nota por isso. Ainda tive que colocar na peruinha ( falando do carro) e levar para Pira.
Eu estava preocupado com os "Paus grandes" , para quilha , quinas e placas de compensado, mas felizmente achei tudo em Piracaia ( madereira ignis) e Atibaia ( Leo Madeira) que vão cortar e me entregar no estaleiro na medida do possível.
Na Internet achamos muito sites úteis, como o Ibama que mostram os nomes e qualificações das madeiras, é facil de encontra.
Pensei em usar só madeira compensada, mas o projetista teme que estas não dêem sustento, não desobedeci, mas fiquei na dúvida, vários construtores nacionais bem conhecidos   só estão usando com pensado naval, é o futuro.

Chegou o Compensado da casa Leo Madeiras


Este tem 6mm, coloquei apoiado na hight tec "cod fish" table, para marcações. esta mesa foi montada para facilitar a marcação e corte das cantoneiras, compensado naval 6mm Virola.

testando as cantoneiras


Ainda só de papelão, o compensado ainda não chegou! dá uma agonia, você louco para cortar e pregar e o material não chega!

cortando as cantoneiras


As cantoneiras são peças que mantém as cavernas enquadradas, são cortadas em compensado naval de 6 mm, na foto estou cortando os moldes em papelão sob as medidas da planta. Existe uma opção das cavernas se cruzarem sem o uso de cantoneiras, preferi o primeiro apenas por estética.

segundo dia de trabalho


Sábado 23/02, chegamos cêdo a Piracaia, depois de uma semana de trabalho duro estava louquinho para meter a serra na táboas. A primeira coisa foi levar as cavernas parab serem cortadas pelo " Pretinho" que trabalha na marcenaria do Toninho e gentilmente cortou as cavernas na serra de fita, ficaram ótimas muito bem cortadas.

Ao lado as cavernas montadas para primeira visualisação. Deverão ser lixadas, aparelhadas e colocadas em esquadria.

Em tempo as medidas destas cavernas vieram 1:1, isto é a planta trouxe o tamanho real, apenas na metade, é só colocar em cima do compensado , ou da´prancha maciça como no caso, ou fazer um molde em papelão, e com carbono de folha grande por baixo riscar. Depois cortar , uma serra Tico Tico grande faz o trabalho.

Contador Grátis