segunda-feira, 28 de abril de 2008

Curvando madeira


Amigos, finalmente o dia tão temido, curvar madeiras. o projetista sugeriu laminar com ripas, mas eu só achei ripa de eucalipto para telhado. então tinha que curvar os sarrafos de cedro. Pesquisei bastante, achei dois métodos ( pelo Google) cozinhar no vapor ou cortes transversais. como os dois eram dados como possíveis optei pelo método de cortes transversais, já tinha tentado com um vaporeto de alta pressão e não deu certo.
Funcionou deu para curvar bem trabalhando sozinho, depois enchí os cortes com resina engrossada com serragem muito fina ( esta parte é invensão minha)
Neste dia derramei sangue !!!! literalmente, efiei o dedão direito na esmerilhadeira, nada grave, mas doeu prá cacête, tive que parar o trabalho para tomar uma anestesia ( vódika absolut com gêlo, limão, uma folhinha de hortelâ , acúcar) até passar o dodoi.

Quem quizer pode pesquizar no google: "bending wood" no you tube tem uns filminhos bons , procure tb com "kerfing wood"

Um comentário:

Anônimo disse...

ae breno eu tb gostaria de construir um barco de madeira mas não sei nem que tipo de madeira posso usar onde trabalho sobra muita mad. compessado não sei se serve eu gosto de barco e pescar ajuda eu ai meu . ah sua criatividade em curvar a madeira foi bom mas pode melhorar .


Contador Grátis